"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, outubro 20, 2011

O mundo atual de telecomunicações

O mercado de telecomunicações no século passado era direcionado principalmente pela evolução tecnológica com o intuito de melhorar a qualidade e capacidade de disponibilidade do serviço, agora o direcionamento do mesmo também está atrelado a necessidade dos provedores de serviço em incorporar mais serviços e facilidades aos seus usuários, principalmente pela popularização da internet.

O que nós vemos é a tendência de que os provedores disponibilizem o famoso tripleplay, onde o mesmo provedor disponibiliza voz, vídeo e dados aos seus clientes, com a facilidade de que estes serviços estejam disponíveis em qualquer momento e em qualquer lugar. Assim está havendo uma convergência entre redes fixas e móveis.

O intuito dos provedores tem dois aspectos, um é aumentar a conta médio dos clientes, mais conhecido como ARPU, e outro é disponibilizar aos clientes a comodidade ter os serviços disponíveis quando quiserem e necessitarem. Assim cada vez há uma exigência maior dos clientes e ter novidades disponíveis.

Culturalmente houve uma popularização das siglas tecnológicas como GSM, 3G, WiFi, ADSL entre outras, que antes eram restritas aos técnicos envolvidos nas redes, agora estamos entrando com uma nova sigla IMS, que viabilizará a total integração de serviços e redes móveis e fixas, o que tornará sem sentido o termo rede fixa.

Socialmente existe o conflito de que as disponibilidades dos serviços alem de permitir que o usuário possa acessar os mesmos a qualquer momento, gera a pseudo dependência dos usuários aos serviços prestados, principalmente no caso dos adolescentes ávidos em conhecimento que passam várias horas acessando os mesmos, mas eles não estão isolados e sim obtendo informações e se comunicando por diversos meios inclusive pro redes sociais.

Fico muito feliz por ter contribuído em muito com essa evolução, mas como técnicos responsáveis devemos sempre ficar atento a todas conseqüências que uma nova tecnologia pode ocasionar.

Contribuído por Oswaldo Coca, Gerente de Novos Produtos na Taitell Telecom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting