"Trabalhando por e para você"

quarta-feira, agosto 17, 2011

Medidas de incentivos para telecom estão em fase final

Governo federal estuda desoneração para produção de equipamentos de rede com objetivo de massificar a banda larga no Brasil.

O governo federal deverá concluir entre final deste mês e início de setembro um plano com medidas para desonerar equipamentos de telecomunicações fabricados no Brasil para construção de redes de fibra óptica. 
Segundo informou o ministro de Comunicações, Paulo Bernardo, as negociações com as outras pastas do governo estão em fase final. Após sua elaboração, o regime tributário seguirá para o Congresso Nacional.
A iniciativa do governo de criar um regime tributário especial para fabricantes de telecomunicações é para massificar a banda larga no Brasil. Hoje o País tem uma boa distribuição de backbones nacionais, mas uma carência de infraestrutura regional que interligam os municípios para levar acesso até a casa dos consumidores.
Paulo Bernardo esperava incluir os incentivos para o setor no Plano Brasil Maior, nova política industrial, lançada no começo de agosto. Entretanto, as negociações para fechamento das medidas não foram concluídas a tempo. 
O governo estuda desoneração de PIS-Cofins e redução de IPI para a produção local de equipamentos de telecom para redes. O ministro não sabe ainda se o novo regime será enviado ao Congresso Nacional por meio de Medida Provisória (MP).
Durante visita a São Paulo, Paulo Bernardo, comentou que a nova política industrial que o governo está implantando para incentivar a fabricação nacional é uma forma aumentar a defesa do Brasil contra as intempéries do mercado.
O ministro destacou que o País tem uma demanda interna aquecida e mencionou que telecomunicações é um setor que tem muito espaço para crescer por causa da expansão da banda larga.
"A construção de novas redes é um amortecedor contra a crise", disse Paulo Bernardo durante a abertura da ABTA 2011, que aconteceu nesta terça-feira, 9/8. Ele participou do painel "Inovação e desregulamentação: os caminhos para o crescimento".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting