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terça-feira, julho 24, 2012

Telefonia do futuro? Só consultando o oráculo

Se tem uma coisa que é difícil de prever é o futuro da telefonia, do ponto de vista de negócio, devido à grande evolução que estamos presenciando.

Com o que conhecemos de telefonia hoje e com as últimas novidades que já se fazem presentes já é difícil de prever quais as características de uma chamada que os usuários de recentes aplicativos de comunicação vão desejar ou precisar.

Por outro lado, a expansão dos serviços de telefonia em novos mercados e nos países em desenvolvimento sempre esbarra em questões econômicas e políticas, retardando um pouco a sua implantação.
Mas uma coisa é clara, o aumento da mobilidade e a sua facilidade de uso deixarão cada vez mais tênue a linha entre a comunicação pessoal e a comunicação profissional.

Duas tendências são evidentes e continuarão a moldar a telefonia empresarial nos próximos anos:

Comunicações baseadas em IP e
Mobilidade.

Comunicações baseadas em IP

A tecnologia de voz sobre IP (VoIP) vai substituir os ainda presentes sistemas de telefonia analógicos. O motivo para tal afirmação é que o VoIP permite que um conjunto maior de aplicativos de comunicação, como a Comunicação Unificada (Unified Communications (UC)), se tornarão recursos padrão para a maioria dos planos das empresas e organizações que fazem uso da comunicação.

Atualmente muitas empresas já operam uma rede convergente que roda tanto a voz como dados de diversos tipos, aí incluídos vídeo e diversos aplicativos, no mesmo tráfego.

Esta rede convergente vai continuar a evoluir até que, em determinado momento, a telefonia se torne apenas parte destes dados, ao invés de ser uma solução independente na empresa.

Neste cenário, o sistema de telefonia baseada em IP pode e irá oferecer serviços de voz através da rede corporativa a partir dos centros de dados, assim como qualquer outro aplicativo dentro do negócio.

Atualmente, já os novos sistemas baseados em voz sobre IP, como o Aura, e o Lync, para citar apenas dois, são projetados para serem instalados no centro de dados e desempenhar outras funções, além de apenas conectar chamadas telefônicas.

Mas, mesmo com as novidades já presentes no mercado, a próxima geração de PBX-IP será pensada como sendo um gerenciador de sessões IP (IP session manager) e não como servidores de chamadas (call servers).

As chamadas telefônicas com áudio serão apenas um dos recursos ativados por uma sessão IP, mas esta sessão trará a possibilidade de acomodar uma ou mais novas camadas que podem ser de presença, vídeo e outras funções de multimídia.

Hoje podemos sentir que o futuro próximo da Telefonia IP ainda estará preso na era do PABX e ainda vai levar um tempo para se livrar deste paradigma, mas esta mudança será inevitável.

Mobilidade

Podemos ainda considerar uma nova mudança que será marcante com a adoção do IPV6, já que os endereços de internet gerados pelo IPV4 em uso atualmente estão exauridos e o IPv6 irá fornecer mais bilhões de endereços IP, endereços estes mais do que suficientes para permitir que o VoIP se espalhe ainda mais rapidamente do que tem acontecido nos últimos anos.

A adoção de sistemas baseados em telefonia IP com o IPV6 permitirá um maior grau de mobilidade para as empresas. Chamadas telefônicas - e também as outras novas comunicações baseadas em IP - podem ser mais facilmente transferidas entre handsets e outros dispositivos móveis do que acontecia com sistemas de telefonia analógicos.

Durante os próximos anos, mais e mais pessoas se voltarão para os seus próprios dispositivos para se conectar com sistemas de telefonia de seus empregadores, gerando e recebendo chamadas, bem como acessando os dados do negócio no CRM (Customer Relationship Management) ou mesmo no ERP (Enterprise Resource Planning) de seus próprios aparelhos.

Como os sistemas baseados em telefonia IP se tornarão padrão para empresas de todos os portes, os provedores de telefonia vão acabar por criar pacotes padronizados com serviços comoditizados, o mercado de telefonia continuará a evoluir com aceleração máxima e as tecnologias de hoje nas telecomunicações continuarão a transformar a forma como as empresas interagem com seus funcionários e a forma como os indivíduos se comunicam uns com os outros.

Enfim, vamos ter que continuar consultando o oráculo para saber o que vamos ganhar com estas novas tecnologias no futuro.

Contribuído por Francisco Sanches, Diretor da Taitell Telecom

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