"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Como a popularização da banda está mudando o mercado

Manter o cliente já é há algum tempo a principal meta de várias empresas. Sabe-se que é muito mais barato manter um do que conseguir outro. Realidade esta que não é luxo do nicho das telecomunicações mas de todo um mercado dominado por grandes companhias. Dando um exemplo básico, enquanto a internet se popularizava nos anos 90, operadoras praticamente monopolizavam o mercado com seus pulsos nada baratos de acesso discado. Como bem sabemos, a internet se mostra indispensável para muitos hoje, podendo chegar a taxas incríveis de transferências de voz e dados graças às rápidas conexões, tendo como principal personagem responsável a fibra-ótica.

Quando falamos de crescimento tecnológico e crescimento de mercado, temos muito que considerar. Primeiro, pois é de suma importância planejar nossas próximas investidas neste mercado. Segundo, para conseguir manter uma estabilidade no presente. Usarei uma metáfora para exemplificar. Quando estamos dirigindo e o semáforo fica verde para que possamos prosseguir viagem há duas formas de proceder (isso mesmo, duas). A primeira delas é simplesmente sair considerando apenas o que o semáforo lhe diz. O sábio motorista, porém mesmo com o semáforo aberto, repara no cruzamento. Identifica primeiro as condições da via, como se não há nenhum caminhão em velocidade com carga pesada que não esperava a mudança do sinal e não conseguirá parar a tempo. No dia-a-dia, tal direção defensiva evita acidentes por antever condições que fogem as regras de trânsito.

De maneira similar, existem dois tipos de empreendedor. Aquele que simplesmente considera a qualidade de seus produtos e não considera a sua durabilidade no mercado. E aquele que sabe que todo produto com sucesso garantido precisa passar por mudanças, ou um crescimento planejado, antevendo assim condições que fogem as regras atuais. É claro que como no trânsito, aquele que age nos negócios antevendo condições e planejando, tem vida útil maior do que aquele que vive apenas considerando o presente.

Em cerca de 20 anos a tecnologia como conhecemos mudou radicalmente, e continua a mudar  com o surgimento de tablets e ultrabooks, impulsionados por planos como o PNBL*. Todos estes mudam a forma como nos comunicamos e mechem também em questões de nossa vida que hoje são rotineiras e daqui a pouco tempo deixarão de ser, apenas para o luxo de dar espaço a uma nova tecnologia que será inserida em nossa vida.

Uma rotina clara que mudamos foi a de acesso a internet. Aquela internet que antes precisava de um discador, hoje pode ser acessada em dispositivos móveis, o que possibilita a leitura deste blog na espera de seu exame médico, e abre ainda espaço para que a tecnologia VoIP barateie tarifas de telefonia. Cabe a todos nós agora perceber essas mudanças, e dançar conforme a música, ou melhor, é bom já ir pensando em como dançar a próxima música...

*Plano Nacional de Banda Larga

Contribuído por Filipe Mello de Souza, Web Developer na Taitell Telecom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting