"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Três tendências para o futuro do e-commerce

Universo mobile, localização e atividades sociais são alguns dos segredos por trás dos negócios de sucesso na internet


A internet trouxe a não intermeditação no comércio, afetando varejistas de todos os tamanhos. Hoje, nenhuma marca pode se dar ao luxo de não oferecer e-commerce, sob pena de perder os consumidores que querem comprar do conforto de suas casas.

Nesta década vamos ver mais inovações em comércio do que nos últimos cem anos. Três tendências estão mudando os hábitos de compra de forma radical. Varejistas precisam ficar atentos a elas para simplesmente não desaparecer, como já aconteceu com a cadeia de livrarias Borders nos Estados Unidos.

MOBILE
Já estamos vendo no Brasil smartphones vendidos a preços baixos, como parte de planos pré-pagos. Nos próximos 5 anos todos os celulares se tornarão smartphones e em 2020, prevê-se que cada consumidor terá até sete dispositivos com acesso a internet.

Smartphones entendem as capacidades dos consumidores, permitindo pesquisas em qualquer lugar; discussões com amigos, comparação de produtos e até pagamentos.

LOCAL
Uma das capacidades mais impressionantes trazidas pelo universo mobile é mostrar ao consumidor quais lojas estão próximas e que produtos são oferecidos naquela localidade. O uso inteligente de informações de estoque, preferências do consumidor e aplicativos de mapas fazem a "mágica" acontecer: Os clubes de compras estão evoluindo nessa direção. Para isso, disponibilizam ofertas cada vez mais personalizadas por meio de aplicativos que detectam a localização do consumidor e avisam sobre o que pode ser consumido ou desfrutado na hora, em estabelecimentos próximos.

SOCIAL
Comércio é uma atividade social. As pessoas gostam de comprar acompanhadas para pedir opiniões. As redes sociais facilitam as pessoas experimentar uma roupa, tirar uma foto de si mesmas e pedir opiniões a centenas de amigos de uma vez. O desafio para os varejistas  é entender como as redes funcionam e fazer o melhor uso do "gráfico social" dos consumidores. Para isso é preciso migrar do mais básico - oferecer botões de "Curtir" e "+!" - até o mais complexo, como provadores com câmeras que mandam fotos para os perfis.

Essas tendências vão determinar os novos rumos do e-commerce - e do varejo como um todo. Você está pronto para isso?

Fonte: Revista Locaweb

Contribuído por Giovana Pelegrini, Marketing na Taitell Telecom

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