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quinta-feira, setembro 08, 2011

Ferramenta de comunicações unificadas traz retorno do investimento em um ano

Estudo publicado pela consultoria Forrester afirma que as empresas que adotarem o Lync podem ter retorno sobre o investimento (ROI) em cerca de 12 meses após a implementação. Esta nova geração do Microsoft Communications Server 2007 R2, uma plataforma de comunicações unificadas que chegou ao mercado brasileiro em dezembro de 2010, viabilizou para sua desenvolvedora economia global de mais de US$ $ 125 milhões de dólares ao adotar a solução.

De acordo com Eduardo Campos, gerente de marketing e negócios da divisão de produtividade e colaboração da empresa no Brasil, os gastos com áudio conferência caíram 95% (US$ 8 milhões) e as viagens com funcionários 10% (US$ 92 milhões).

Os ganhos na economia de 28 minutos por dia por funcionário foram de US$ 86 milhões, o ciclo de vendas mais curto aumentou 6,5% o número de propostas (US$ 11 milhões) e foram reduzidas ainda 17 mil toneladas na emissão de carbono: 100 milhões em milhas de tráfego aéreo foram evitados.

A ferramenta transmite imagens panorâmicas e trabalha com interoperabilidade com sistemas existentes para obter implantação e migração mais fáceis. São reunidos na mesma plataforma mensagens instantâneas, detector de presença, áudio e vídeo, conferência de voz e web, com possibilidade de transmissão de imagens HD.

Os usuários podem visualizar as presenças das pessoas, se comunicar e compartilhar aplicativos ou arquivos. O Lync é integrado aos demais programas da plataforma de produtividade da Microsoft, podendo ser acessado diretamente do Office, SharePoint e Exchange e estará disponível como parte do Office 365 até o fim de 2011.

A empresa afirma que seus diferenciais são a experiência visual com ícones de presença codificados por cor, imagens, vídeo de alta resolução e compartilhamento de área de trabalho, pouca necessidade de treinamento de funcionários e experiência unificada no PC, telefone, Web e celular, que proporciona aos usuários a opção de conectar-se a partir de vários dispositivos.

A plataforma também funciona com outros aplicativos empresariais, aprimorando a experiência de colaboração e na amplitude de sua solução de telefonia corporativa, permite aos usuários complementar ou substituir completamente os sistemas tradicionais de PABX.

Para TI, os benefícios são menor custo de propriedade, implantação e migração mais tranquilas, além de mais opções e flexibilidade. “É uma solução baseada em Software, permitindo às empresas preservar seus investimentos em hardware. Além disso, dependendo da maturidade e necessidades da empresa, pode-se optar por implementação de IM/ Presença, Web e Video Conferencia ou Substituição/ Melhoria do PABX”.

Quanto ao peso da operação nacional, a filial brasileira da multinacional está entre as 10 principais operações do mundo. “Os investimentos da companhia no País crescem à medida que o Brasileiro ganha relevância no cenário econômico-financeiro mundial e se desenvolve. Por isso, a maioria dos produtos têm sido localizados para o português, contemplando o mercado nacional”.

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