Em entrevista ao Canal
Taitell, o Sr. Francisco Sanches, presidente da Taitell Telecom, fala sobre a
garantia de qualidade de serviços nas redes e como as soluções da Empirix podem
auxiliar o mercado corporativo a conhecer suas próprias redes com maior
profundidade e planejar ações para satisfazer e reter seus usuários.
Como surgiu a parceria Taitell e Empirix?
A Taitell Telecom é uma empresa
100% brasileira que iniciou suas atividades na área de telecomunicações há 18
anos, comercializando equipamentos para multiplexação de pares da telefonia
fixa. Após o período de privatizações vivido pelas empresas de
telecomunicações, a empresa direcionou seus esforços para o mercado corporativo
com a oferta de equipamentos VoIP (Voz sobre IP) para pequenas e médias
empresas que começaram a implantar esta tecnologia. Em 2009, a Taitell firmou
parceria com a empresa americana Empirix Inc., para vender equipamentos de
teste e monitoramento para as redes TDM, NGN, IP, entre outras. O objetivo
desta parceria é oferecer ao mercado brasileiro de telecomunicações uma solução
completa que agregue valor e permita um profundo conhecimento de suas redes.
Quais operadoras já adquiriram esta solução?
Podemos citar a Tellfree, que é
uma Operadora VoIP com ampla presença no mercado brasileiro que investiu na
solução para teste e monitoramento de sua rede e já está aprofundando seu
conhecimento da rede através de análises, com o objetivo de planejar
ações para reduzir o churn e uma série de problemas comuns às
Operadoras. Estamos negociando também com Operadoras Móveis e Fixas para
ampliar a nossa oferta para estes mercados.
Quais as oportunidades de negócio no cenário brasileiro?
Desde 2012 a ANATEL têm aplicado
uma grande quantidade de multas às Operadoras por não cumprirem as normas de
qualidade de serviço. Isto naturalmente resultou em uma maior conscientização e
procura por equipamentos de análise de rede que sejam compatíveis com os
equipamentos pré-existentes na rede. Isto abriu uma janela de oportunidades
para a Taitell oferecer as soluções da Empirix tanto na forma de hardware
quanto na forma de prestação de serviços. A contratação de serviços é uma
solução viável para as empresas que desejam reduzir taxas e custos de
investimento para a aquisição de novos equipamentos.
Quais são os principais problemas das Operadoras com
relação à qualidade de serviço?
O principal problema é a
qualidade da linha, em especial, o tráfego de dados. Nas telecoms de grande
porte há problemas com a compatibilidade de equipamentos na rede. A crescente
oferta de equipamentos no mercado aumenta o risco de incompatibilidades com os
equipamentos pré-existentes e com as novas tecnologias na rede. As soluções da
Empirix mergulham profundamente nos pacotes de dados, vídeo e voz, revelando
micro-eventos e tendências, e permitem a análise da rede e sua garantia de
funcionamento. A solução apresenta três funções fundamentais: a antecipação, o
desempenho e a análise da rede. A função de ANTECIPAÇÃO permite testar o uso em
condições extremas do equipamento em laboratório antes de levá-lo a campo e ao
consumidor, a função de DESEMPENHO permite a realização de análises em tempo
real, uso de KPIs (Key Performance Indicator),
alarmes e a verificação de inúmeros eventos na rede, permite analisar os dados
coletados, detectar problemas na rede e possibilitar ações corretivas antes
mesmo que sejam percebidos pelos clientes. A função de ANÁLISE seleciona os
itens que indicam, com o uso de ferramentas de BI (Business Intelligence),
as necessidades e tendências do uso da rede de forma a direcionar esforços e
investimentos para melhor atender os clientes.
As Operadoras estão investindo para garantir a qualidade
de seus serviços?
Estamos longe do nível de serviço
ofertado pelo mercado internacional, como os Estados Unidos e Europa. Diante de
nosso atual cenário com intenso controle da Anatel, considero mais sábio
investir seu dinheiro em infra-estruturas que garantam a qualidade de serviços
ao invés de gastar dinheiro com pagamento de multas. As Operadoras estão se
conscientizando e investindo cada vez mais. Mas a preocupação com a qualidade
de serviços não é exclusiva das Operadoras, também deve ser a preocupação de
grandes redes corporativas, bancárias e de varejo ou mesmo quaisquer empresas que
possuam uma grande rede de voz, vídeo e dados. Empresas que desejam permanecer
competitivas, expandir seus negócios e tirar o máximo proveito de todo o
potencial de suas redes devem investir em soluções de garantia de qualidade de
serviços.
3 comentários:
Está na hora de abandonar tradicionais métodos de controle manual (que custam tempo e dinheiro) e fazer melhor uso das modernas, rápidas e eficientes tecnologias disponíveis no mercado. Nesta era da informação lidamos com uma enorme quantidade de dados que, sem a devida seleção, categorização e análise não se tornarão informações úteis, de valor e significado. As empresas que souberem coletar e trabalhar as informações a favor de seu negócio e do consumidor, certamente estarão um passo à frente da concorrência.
Os benefícios de usar os sistemas EMPIRIX para análise da rede e detecção prévia de erros, são incontáveis.
As ferramentas da Empirix estão em conformidade com o novo sistema de gerenciamento implementado pelo ITU-T, Análise de Desempenho On Line.
A Empirix através do seu portfólio de ferramentas cobre as áreas de IP/NGcN/IMS/IPTV/Móvel-4G dando uma cobertura de todas as tecnologias em uma única plataforma.
Everson Gomes
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