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quarta-feira, março 27, 2013

Qualidade de Serviço de Redes


Em entrevista ao Canal Taitell, o Sr. Francisco Sanches, presidente da Taitell Telecom, fala sobre a garantia de qualidade de serviços nas redes e como as soluções da Empirix podem auxiliar o mercado corporativo a conhecer suas próprias redes com maior profundidade e planejar ações para satisfazer e reter seus usuários. 

Como surgiu a parceria Taitell e Empirix?


A Taitell Telecom é uma empresa 100% brasileira que iniciou suas atividades na área de telecomunicações há 18 anos, comercializando equipamentos para multiplexação de pares da telefonia fixa. Após o período de privatizações vivido pelas empresas de telecomunicações, a empresa direcionou seus esforços para o mercado corporativo com a oferta de equipamentos VoIP (Voz sobre IP) para pequenas e médias empresas que começaram a implantar esta tecnologia. Em 2009, a Taitell firmou parceria com a empresa americana Empirix Inc., para vender equipamentos de teste e monitoramento para as redes TDM, NGN, IP, entre outras. O objetivo desta parceria é oferecer ao mercado brasileiro de telecomunicações uma solução completa que agregue valor e permita um profundo conhecimento de suas redes.

Quais operadoras já adquiriram esta solução?

Podemos citar a Tellfree, que é uma Operadora VoIP com ampla presença no mercado brasileiro que investiu na solução para teste e monitoramento de sua rede e já está aprofundando seu conhecimento da rede através de análises, com o objetivo de  planejar ações para reduzir o churn e uma série de problemas comuns às Operadoras. Estamos negociando também com Operadoras Móveis e Fixas para ampliar a nossa oferta para estes mercados.

Quais as oportunidades de negócio no cenário brasileiro?

Desde 2012 a ANATEL têm aplicado uma grande quantidade de multas às Operadoras por não cumprirem as normas de qualidade de serviço. Isto naturalmente resultou em uma maior conscientização e procura por equipamentos de análise de rede que sejam compatíveis com os equipamentos pré-existentes na rede. Isto abriu uma janela de oportunidades para a Taitell oferecer as soluções da Empirix tanto na forma de hardware quanto na forma de prestação de serviços. A contratação de serviços é uma solução viável para as empresas que desejam reduzir taxas e custos de investimento para a aquisição de novos equipamentos.

Quais são os principais problemas das Operadoras com relação à qualidade de serviço?

O principal problema é a qualidade da linha, em especial, o tráfego de dados. Nas telecoms de grande porte há problemas com a compatibilidade de equipamentos na rede. A crescente oferta de equipamentos no mercado aumenta o risco de incompatibilidades com os equipamentos pré-existentes e com as novas tecnologias na rede. As soluções da Empirix mergulham profundamente nos pacotes de dados, vídeo e voz, revelando micro-eventos e tendências, e permitem a análise da rede e sua garantia de funcionamento. A solução apresenta três funções fundamentais: a antecipação, o desempenho e a análise da rede. A função de ANTECIPAÇÃO permite testar o uso em condições extremas do equipamento em laboratório antes de levá-lo a campo e ao consumidor, a função de DESEMPENHO permite a realização de análises em tempo real, uso de KPIs (Key Performance Indicator), alarmes e a verificação de inúmeros eventos na rede, permite analisar os dados coletados, detectar problemas na rede e possibilitar ações corretivas antes mesmo que sejam percebidos pelos clientes. A função de ANÁLISE seleciona os itens que indicam, com o uso de ferramentas de BI (Business Intelligence), as necessidades e tendências do uso da rede de forma a direcionar esforços e investimentos para melhor atender os clientes.

As Operadoras estão investindo para garantir a qualidade de seus serviços?

Estamos longe do nível de serviço ofertado pelo mercado internacional, como os Estados Unidos e Europa. Diante de nosso atual cenário com intenso controle da Anatel, considero mais sábio investir seu dinheiro em infra-estruturas que garantam a qualidade de serviços ao invés de gastar dinheiro com pagamento de multas. As Operadoras estão se conscientizando e investindo cada vez mais. Mas a preocupação com a qualidade de serviços não é exclusiva das Operadoras, também deve ser a preocupação de grandes redes corporativas, bancárias e de varejo ou mesmo quaisquer empresas que possuam uma grande rede de voz, vídeo e dados. Empresas que desejam permanecer competitivas, expandir seus negócios e tirar o máximo proveito de todo o potencial de suas redes devem investir em soluções de garantia de qualidade de serviços.

3 comentários:

Hofmann Design disse...

Está na hora de abandonar tradicionais métodos de controle manual (que custam tempo e dinheiro) e fazer melhor uso das modernas, rápidas e eficientes tecnologias disponíveis no mercado. Nesta era da informação lidamos com uma enorme quantidade de dados que, sem a devida seleção, categorização e análise não se tornarão informações úteis, de valor e significado. As empresas que souberem coletar e trabalhar as informações a favor de seu negócio e do consumidor, certamente estarão um passo à frente da concorrência.

Humberto Leira disse...

Os benefícios de usar os sistemas EMPIRIX para análise da rede e detecção prévia de erros, são incontáveis.

Anônimo disse...

As ferramentas da Empirix estão em conformidade com o novo sistema de gerenciamento implementado pelo ITU-T, Análise de Desempenho On Line.
A Empirix através do seu portfólio de ferramentas cobre as áreas de IP/NGcN/IMS/IPTV/Móvel-4G dando uma cobertura de todas as tecnologias em uma única plataforma.

Everson Gomes

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