"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, março 08, 2012

Brasil inova ao levar o 4G para 450 Mhz

Levar a banda larga a áreas rurais e suburbanas de todo o Brasil é um desafio que a tecnologia desenvolvida no CPqD está prestes a vencer. Para isso, vem apostando em uma nova solução de rede sem fio de quarta geração baseada em LTE (Long Term Evolution) na faixa de 450 MHz.

Testada com sucesso nas instalações do CPqD, em Campinas, essa solução foi apresentada nesta sexta-feira, 24/02, ao Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e deverá estar disponível a partir do final de 2012. A 4G em 450 MHz será apresentada na CeBIT 2012, evento que acontece de 06 a 10 de março, em Hannover, na Alemanha.

“O LTE é a tecnologia mais avançada atualmente na área de comunicação sem fio em banda larga”, afirma Hélio Graciosa, Presidente do CPqD - que, desde 2010, trabalha no desenvolvimento de redes móveis 4G, em um projeto apoiado pelo FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) do Ministério das Comunicações.

“E o LTE na frequência de 450 MHz é uma solução moderna, que oferece uma série de vantagens em relação às atuais tecnologias de terceira geração (3G) para a expansão da banda larga nas áreas rurais e remotas do País”, acrescenta. Entre elas, Graciosa destaca a maior cobertura, as taxas de transmissão mais altas (até 25 Mbps no download e 12,5 Mbps no upload), menor latência, melhor performance e a arquitetura totalmente IP.

A solução CPqD LTE na faixa de 450 MHz está sendo desenvolvida a partir da padronização do 3GPP (3rd Generation Partnership Project), adaptada a essa faixa de frequência. É composta de vários produtos: antenas, dispositivos de radiofrequência, split eNodeB e sistema de gerenciamento de rede.

Todos estarão disponíveis a partir do final de 2012, por intermédio da WxBR, empresa brasileira para a qual o CPqD vai transferir as tecnologias de produto - e que terá a responsabilidade por sua industrialização e comercialização no mercado global.

Nas próximas etapas do projeto, o CPqD tornará disponíveis também as tecnologias de gateways LTE com interface para redes Wi-Fi, de eNodeB externo, além de dispositivos móveis LTE, que oferecem aos assinantes acesso direto à rede.

Fonte: Convergência Digital

Contribuído por Filipe Mello de Souza, Web Developer na Taitell Telecom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting