"Trabalhando por e para você"

quarta-feira, agosto 10, 2011

Marketing não é um departamento

É comum nas empresas as pessoas acreditarem que vendas e marketing são apenas para o pessoal de vendas e marketing. Na verdade, cada funcionário é uma pessoa de vendas e cada funcionário é um representante do serviço perante o cliente.

Não basta a empresa ter grandes talentos, produtos, preços e propaganda para garantir o sucesso. Se, por exemplo, a Daniela deixar de fazer um bom atendimento ao telefone, o Manuel não fizer uma boa instalação ou o Agenário não embalar bem o produto - se alguma peça dessa engrenagem falhar, todo o mais falhará.

Qualquer experiência ruim que um cliente tiver com a empresa pode afetar as futuras vendas com este cliente e também com as pessoas que souberem da experiência dele.
Há muitas variáveis que interferem para um cliente em potencial se tornar ou não cliente, ou para um cliente real continuar cliente, e a empresa, como um todo, é responsável pelo sucesso ou insucesso de um produto.

Segundo Harry Beckwith em seu livro “Vendendo o Invisível – O Guia Completo do Marketing Moderno”, “mais da metade das empresas japonesas não se dá ao trabalho de ter um departamento de marketing.” Isto acontece porque elas acreditam que marketing não é um departamento, todos fazem parte dele.

Na Taitell, os responsáveis pelo marketing, assim como a Daniela, o Manuel e o Agenário (e todos os outros colaboradores também) sabem que fazem um trabalho de marketing importante para a empresa. Dia após dia.

"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr."
(Peter Drucker)


Fonte de pesquisa: Vendendo o invisível, de Harry Beckwith 

Contribuído por Claudia Hofmann, Marketing Taitell

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting