"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, agosto 25, 2011

Maior projecto VoIP do mundo é português


O projecto de referência desenvolvido pela empresa ITCenter, de Santa Maria da Feira, valeu o prémio «Digium Innovation Award», o maior reconhecimento mundial na área da comunicação por voz sobre IP (VoIP).

Segundo o jornal «Terras da Feira», o projecto, em parceria com a empresa portuguesa Wavecom, resultou na interligação de todas as universidades públicas do país através de VoIP. Com um investimento de 2,2 milhões de euros, permitiu às universidades e institutos politécnicos uma poupança de 1,3 milhões por semestre.

O projecto reduz 20 por cento dos custos anuais de comunicação do ensino superior do país. Sérgio Castro, director de marketing da empresa, disse ao jornal que este é «o maior projecto de VoIP do mundo utilizando soluções open source. 90 mil pessoas usam-no todos os dias.»

A tecnologia VoIP («Voice over Internet Protocol») possibilita ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, transformando um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, que são enviados posteriormente através de ligação à Internet.

Sérgio Castro e Ruben Sousa trabalhavam numa multinacional de tecnologias de informação quando, aos 23 anos, decidiram criar a sua própria empresa.

Desde 2003 que a ITCenter se tem diferenciado em soluções inovadoras, e, a entrar na casa dos 30 anos, Sérgio e Ruben conseguiram, em 2010, um volume de negócios de 1,1 milhões de euros.

«Não somos uma empresa de informática que vende computadores e instala programas. Vendemos soluções personalizadas para o cliente que temos. Procuramos soluções que estejam disponíveis gratuitamente, muitas delas ajudamos a desenvolver em conjunto com fornecedores e empresas nos Estados Unidos e Suécia, e vendemos os serviços de implementação. Os nossos clientes são normalmente médias e grandes empresas que querem soluções específicas para desenvolver o seu negócio, como voz sobre IP (VoIP), mail servers e virtualização», explica Sérgio Castro.

O prémio «Digium» abre portas à internacionalização da empresa, que espera marcar diferença já este ano no Brasil e nos Estados Unidos.

Fonte: TVi24

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting