O Brasil não está fora disso. Dados recentes confirmam a velocidade de adoção da internet no País: em 1936, 36 mil brasileiros acessavam a rede; em 2002, já eram 14 milhões. Embora ainda seja baixa a relação usuários/ número de habitantes, se comparada a países como Finlândia ou Suécia, é inegável que a inovação veio para ficar.
Mas como funciona o sistema? Quais vantagens ou desvantagens ele traz? Como pode ajudar a melhorar a vida? Diante dessas e outras indagações, vale a pena examinar aspectos da rede e sua presença no Brasil, para se ter uma idéia de suas potencialidades.
No Brasil, a internet entrou em funcionamento efetivo em 1994, quando foram lançados os primeiros provedores de acesso. A primeira conexão é de 1991, feita pela fundação de Amparo à pesquisa de São Paulo (Fapesp), que até hoje controla o domínio “.br”, para páginas nacionais.
Proliferam provedores (empresas que garantem acesso à rede), grandes grupos de mídia lançam portais e empresas, órgãos públicos, organizações sociais e indivíduos correm para lançar páginas na Web. Aumenta a publicidade e o comércio eletrônico e o número de profissionais que atuam no setor.
Todesse incremento só foi possível com a disseminação dos computadores pessoais (PCs) e a combinação das tecnologias de comunicação e informação.
Contribuído por Fátima Marques, Consultora Comercial na Taitell Telecom
Mas como funciona o sistema? Quais vantagens ou desvantagens ele traz? Como pode ajudar a melhorar a vida? Diante dessas e outras indagações, vale a pena examinar aspectos da rede e sua presença no Brasil, para se ter uma idéia de suas potencialidades.
No Brasil, a internet entrou em funcionamento efetivo em 1994, quando foram lançados os primeiros provedores de acesso. A primeira conexão é de 1991, feita pela fundação de Amparo à pesquisa de São Paulo (Fapesp), que até hoje controla o domínio “.br”, para páginas nacionais.
Proliferam provedores (empresas que garantem acesso à rede), grandes grupos de mídia lançam portais e empresas, órgãos públicos, organizações sociais e indivíduos correm para lançar páginas na Web. Aumenta a publicidade e o comércio eletrônico e o número de profissionais que atuam no setor.
Todesse incremento só foi possível com a disseminação dos computadores pessoais (PCs) e a combinação das tecnologias de comunicação e informação.
Contribuído por Fátima Marques, Consultora Comercial na Taitell Telecom
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