"Trabalhando por e para você"

segunda-feira, agosto 23, 2010

Next Generation Networking – NGN




Redes da Nova Geração (Next Generation Networking – NGN)

O termo NGN está sendo apontado pelas grandes empresas de telecomunicações como o principal foco de investimentos nos próximos 5-10 anos. A principal ideia de uma rede NGN é que uma mesma rede faça a interligação de todas as informações e serviços como voz, dados e vídeos, interconectando estas redes através do protocolo IP, como é feito hoje por meio da Internet.

O que é NGN


NGN é apenas um conceito, é uma teoria, não existe um equipamento ou um hardware específico para exemplificar. É uma plataforma inteligente que prove multiserviços em cima de uma rede IP. Como a rede transporta voz, dados e vídeo pelo mesmo canal, este tipo de conceito é muito forte, pois permitirá que operadoras de telefonia administrem melhor suas redes, pois tudo passa ser lógico e não mais físico.


Ganhos para Consumidores 


Através de sistemas integrados, as operadoras poderão oferecer serviços com maior qualidade e menor custo sem perder dinheiro, com o surgimento de uma série de novos serviços como, por exemplo, o controle de televisões, geladeiras, iluminação, etc., pela Internet e sem custos astronômicos.


Com esta nova tendência, receberemos, por exemplo, em um mesmo ponto de conexão, Internet, TV Digital, Voz, Vídeo, entre outros e, ainda, utilizaremos meios de comunicação não só cabeados, mas também WI-FI, WI-MAX ou UMTS. Hoje, algumas aplicações já são realidade, como por exemplo, ver nossos filhos assistindo às aulas através de câmeras IP instaladas nas escolas.
 


Contribuição: Wellington, Engenheiro de Pré-Vendas Taitell

Fonte de Consulta: pt-wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting