"Trabalhando por e para você"

sexta-feira, agosto 06, 2010

Padrão E1

E1 é um padrão de linha telefônica digital europeu criado pela ITU-TS é o nome determinado pela Conferência Européia Postal de Telecomunicação (CEPT), sendo o padrão usado no Brasil e na Europa; é o equivalente ao sistema T-carrier (T1) norte-americano, embora o sistema T1 norte-americano utilize taxas de transmissão diferentes.


O E1 possui uma taxa transferência de 2 Mbps (para ser exato são 2,048 Mbit/s) e pode ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada, contudo, 30 canais dos 32 canais existentes transportam informações úteis, pois a velocidade efetiva da transmissão (throughput) da portadora E1 é de 30 x 64 = 1920 Kbit/s, os outros 2 canais restantes (canal 0 e canal 16), destinam-se à sinalização (sistema designado por "Sinalização por Canal Comum") e o alinhamento de quadros ou tramas, estabelecendo um sincronismo entre os pontos. A contratação de linhas E1 abaixo de 2 Mbps é conhecida como "E1 fracionário".


Pode ser interconectado ao T1 para uso internacional.


Suas variantes:
• E2: 8,448 Mbps.
• E3: 34,368 Mbps.
• E4: 139,264 Mbps.
• E5: 565,148 Mbps.
• DS3: 44,736 Mbps.


O sistema de telefonia digital E1 também é muito utilizado em médias e grandes empresas, operadoras de telefonia fixa, móvel, voip e call centers para o uso do DDR (Discagem Direta à Ramal), onde a operadora que oferece este serviço, libera um range de números públicos que podem ser configurados no PABX da empresa, onde um telefone da PSTN liga diretamente para um ramal dentro da empresa sem precisar passar pela URA ou por uma Telefonista.


A linha de telefonia digital, normalmente usa 2 cabos coaxiais, 1 para Tx e outro para Rx, sendo assim necessário um adaptador Coaxial para Cabo Ethernet (Cat5 ou Cat) quando conectado no seu PABX, Gateway, Servidor ou outro equipamento que faça o entroncamento da rede de telefonia digital com a rede de telefonia analógica. O Tronco E1 também é muito utilizado para interligar PABX TDM com PABX IP.

Para a utilizaçao do E1 no Brasil, as operadoras disponbilizam 2 tipos de transmissões de dados, uma delas é a chamada ISDN, que é a mais utilizada no Brasil e a otra é denominada R2. ISDN é a sigla para Integrated Services Digital Network. Essa tecnologia também recebe o nome de RDSI - Rede Digital de Serviços Integrados. Trata-se de um serviço disponível em centrais telefônicas digitais, que permite acesso à internet e baseia-se na troca digital de dados, onde são transmitidos pacotes por multiplexagem (possibilidade de estabelecer várias ligações lógicas numa ligação física existente) sobre condutores de "par-trançado". informações necessárias aos dois canais B, como protocolo de transmissão de dados, tipo de equipamento, além de informações de interesse da companhia telefônica, como taxas, data e horas de conexãoÉ possível usar duas formas de comunicação com ISDN. O ISDN BRI(Acesso Básico) e ISDN PRI(Acesso Primário), no padrão E1, é utilizado o PRI, pois é a forma que mais se adequa ao padrão E1.

BRI - Acesso Básico

O BRI utiliza apenas 3 canais, 2 canais de 64kbps(canais B) para transmissão e 1 canal de 64kbps para sinalização(chamado canal D).





PRI - Acesso Primário

São 30 canais de 64Kbps (Canal B) e 1 canal de 64kbps (Canal D).




Os canais D, são os canais por onde passam informações  necessárias aos canais B, como protocolo de transmissão de dados, tipo de equipamento, além de informações de interesse da companhia telefônica, como taxas, data e horas de conexão, e os canais B, são canais por onde trafegam os dados.

Contribuição: Wellington, Engenheiro de Pré-Vendas Taitell
Consultas: 
Wikipédia

                    InfoWester

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting