Estive recentemente no evento HP Vertica Big Data Conference: Dirigindo o Futuro do Big Data Analytics. O
show em si permitiu visualizar como as outras empresas estão utilizando o HP e
seu ecossistema, bem como a forma como as pessoas estão começando a incorporar
o Big Data Analytics em suas soluções.
Apesar de cada pessoa no evento ter focado em um conjunto
diferente de tecnologias (análise de vídeo, segurança de rede e, no caso da Empirix, tecnologias de comunicação), todos
tinham trilhado caminhos parecidos.
No começo...
O ponto de partida foi a tradicional infraestrutura de Business Intelligence (BI). Não há dúvida de que a capacidade
de usar dados disponíveis para melhor entender as exigências do mercado e
ganhar vantagem competitiva é de valor inestimável. Um conjunto de ferramentas
foi desenvolvido para lidar com os dados e permitir que os usuários cheguem a
conclusões úteis. Mas os dados eram limitados.
Como o crescimento da Internet cresceu também a quantidade
de dados produzidos. E então veio o “móvel” e a aconteceu a explosão de dados
disponíveis.
Entre com Big Data
Cada cliente deixa um rastro. Redes transportam bilhões de
mensagens a cada segundo para consultar bancos de dados, garantir a
interoperabilidade, medir a Qualidade de Serviço (QoS), acessar conteúdo,
prestar serviços, baixar aplicativos e muito mais. E taxa de produção de dados
está aumentando a velocidades alucinantes. De qual volume de informações
estamos falando?
Confira este infográfico:
How Much Data is Created Every Minute.
Ficou claro que os tradicionais sistemas de BI não poderiam
escalar para lidar com este tipo de "Big Data". Você não poderia
obter o máximo de valor a partir dos dados disponíveis. E se você tentou, poderia
expandir para uma enorme quantidade de recursos e ainda ser incapaz de extrair
as respostas de que precisava.
Um novo conjunto de ferramentas teve que ser desenvolvido,
combinando líderes visionários, equipes com habilidades avançadas e tecnologias
que poderiam lidar com esta deslumbrante variedade de informações.
Soluções Atuais de
Análises Corporativas
O ambiente de Big Data apresenta muitas possibilidades. É
emocionante imaginar as formas nos capacitarão a transformar clientes múltiplos,
redes e fluxos de dados operacionais em informações valiosas que revelam as
principais tendências e dar visibilidade para as micro causas.
As organizações podem revolucionar os serviços com soluções
analíticas que ajudarão a tomar decisões mais inteligentes, construir fortes
relacionamentos de lealdade do cliente e reduzir o “churn”. Mensagens podem ser
personalizadas e as empresas podem criar experiências para tornar o engajamento
com os clientes mais útil, orientado e divertido.
Mas, a fim de tornar esses dados acessíveis, as organizações
precisam da tecnologia certa – algo suficientemente poderoso com capacidade
para analisar e correlacionar os dados de forma que se tornem úteis. E imagine
o que você pode fazer através de um painel de controle que permita manipular os
dados rapidamente e personalizar relatórios para funções de trabalho
específicas.
Conforme o tempo passa, eu vejo organizações usando dados
que possuem não somente para tomar decisões sobre suas atuais situações, mas
também para prever como podem atender às necessidades de seus clientes ou alcançar
estes clientes antes que os problemas apareçam. Soluções de serviço serão
adaptadas e personalizadas de forma natural, aumentando a lealdade do cliente.
Como você vê a revolução do Big Data em suas oportunidades
de negócios? Comente abaixo.
Quer ler mais sobre o Big Data? Leia: Dump Pipes? Not if Big
Data Has its Say.
Navdeep
Alam – Nav on Twitter | Posts by Nav
Na função de Diretor
de Engenharia da Empirix, Nav está melhorando a forma como clientes de Telecom
usam a visualização, relatórios e análises de dados para aumentar dados, ganhar
valor e ROI. Trabalhou anteriormente como diretor de arquitetura de dados na Mzinga,
onde desenvolveu inteligência social e de negócios, data mining e análise para
softwares sociais corporativos,e também desenvolveu modelos de relevância
humana e de conteúdo, redes e algoritmos subjacentes.
Fonte: http://blog.empirix.com/2013/08/14/business-analytics-the-journey-to-success/
Traduzido para o português pela Taitell Telecom
Traduzido para o português pela Taitell Telecom
0 comentários:
Postar um comentário