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quarta-feira, julho 17, 2013

3 PASSOS CRÍTICOS PARA A EXECUÇÃO DE CENÁRIOS DE TESTES EM CONTACT CENTERS

Se você estiver configurando um novo ambiente de Contact Center ou atualizando algum já existente, muitos fatores devem ser levados em conta. Quando você está operacional, basta um movimento errado e toda a estrutura pode ruir. Por este motivo é fundamental realizar um teste completo antes da implantação final.

Depois de concluir as etapas de preparação para testar a implantação no Contact Center (consulte 10 Principais Dicas para Testar sua Rede de Contact Center), é hora de discutir a próxima fase da jornada: a execução bem sucedida dos testes. Há uma série de assuntos a serem considerados na avaliação de como o seu teste será realizado.

Pense em longo prazo

Na Empirix muitas vezes trabalhamos com clientes que não consideram completa e realisticamente que, em algum ponto (talvez em um futuro não muito distante), a sua atual solução de teste será superada. Eles se concentram apenas no aqui e agora. Então, à medida que o tempo passa, eles continuam crescendo e são obrigados a substituir sua estratégia de implantação de teste preferida por outro modelo. Isto não só é perturbador, como também caro e demorado.

Ao considerar o seu plano de teste, você deve entender onde você está atualmente e aonde você quer chegar com o seu Contact Center. Para atingir seu objetivo, você deve pensar sobre alguns tópicos para um horizonte de três anos:

O crescimento das interações do Contact Center
  • A sua empresa espera adquirir novos clientes ao longo de um horizonte de três anos? Eles vão exigir o Contact Center?
  • O crescimento ocorrerá através de programas de incorporações internas?
  • A sua empresa está planejando fazer alguma incorporação, dessa forma conduzindo para uma possível consolidação e interoperabilidade dos Contact Centers existentes?

Novas Tecnologias

  • Você possui um plano de implementação de novos equipamentos ou de substituição de equipamentos para o Contact Center?
  • Você está migrando para uma plataforma baseada em SIP?
  • Você está substituindo fornecedores?
  • Você conhece todos os seus fluxos de chamadas? Eles estão devidamente documentados?
  • Qual o seu plano de atualização de softwares? Qual a frequência que ocorrem as atualizações?
  • Qual o efeito do WebRTC sobre o Contact Center?
 Mix de Contatos Multicanais

  • Atualmente o seu Contact Center é principalmente voz ou multicanal? Qual é a combinação de voz, vídeo e interação web?
  • Você está planejando implementar vídeo?
  • Como a combinação de canais afeta a qualidade de um único canal ou a combinação de mais canais?
 Conjunto de Qualificações dos Empregados

  • Qualquer que seja o método de implantação escolhido (consulte abaixo) certifique-se de que ele esteja alinhado com o modelo de recrutamento escolhido pela empresa.
  • Você está terceirizando?
  • Qual é a sua taxa de retenção de empregados capacitados a realizar os testes?
  • Você tem confiança na experiência dos colaboradores internos que conduzirão os testes?
  • Você precisará contratar especialistas externos para ajudar em determinadas situações de teste?

Considere as Opções de Modelo de Implantação

Escolha uma estratégia que atenda aos seus objetivos e que seja coerente com o seu horizonte de três anos.

No Local (On-Site)

Neste caso, o hardware e o software serão entregues na localidade - você irá licenciá-los - e, em geral, todos os scripts de testes e de chamadas serão realizados por você e sua equipe. Algumas empresas preferem, elas próprias, licenciar e realizar os testes, devido a uma significante flexibilidade e redução de custos de curto prazo decorrentes desta abordagem. Geralmente, o grande problema é em torno da manutenção do conhecimento e da experiência com as nuances dos testes.

Serviço Completamente Gerenciado

Neste modelo, você coordena com o seu provedor dos testes quem irá conduzir os testes remotamente e emitir um relatório para você. Você não precisa se preocupar com o licenciamento de equipamentos e softwares, mas há necessidade de coordenação e programação com o seu provedor, bem como os custos envolvidos na contratação de um fornecedor externo.

Híbrido dos Modelos Anteriores

Neste modelo, você pode licenciar software e hardware para testes específicos. No entanto, para realizar um verdadeiro teste da experiência do usuário (cliente) com um volume realista, você provavelmente trabalhará com fornecedores que detenham conhecimentos e tenham acesso remoto aos equipamentos de teste instalados no local. Muitas empresas consideram esta situação como "o melhor dos dois mundos".

Teste de Cenários Reais

Certifique-se de que você pode gerar um grande volume de interações e que poderá fazê-lo localmente.

Volume de Chamadas

As empresas geralmente não descobrem seus problemas, como congestionamentos ou falhas, com baixos volumes de chamadas. É em momentos de alto tráfego de chamadas que os problemas aparecem - quando os clientes com grande potencial de venda ligam ou precisam de assistência para alguma emergência, ou seja, quando você não quer que seu sistema falhe.
Testes em condições de pico de carga fornecem uma visão real da experiência dos seus clientes. Os dois principais tipos de testes com carga são:

  • Testes de regressão - Você deve executar os testes de regressão para testar ativamente os caminhos das chamadas e dos roteamentos. Embora o teste de regressão seja importante em todos os testes, ele é ainda mais fundamental quando da substituição de equipamentos de fornecedores nos quais operam as funções de gerenciamento de chamadas e atendimento automático. Muitas vezes os fluxos de chamadas e as tabelas de roteamento não são bem conservados e ambos precisam ser documentados antes do novo equipamento ou software ser instalado e validado, após o término da instalação.
  • Testes de funcionalidades - Você também deve realizar testes das funcionalidades para garantir que todos os recursos de seus novos sistemas estejam funcionando.

 Países ou Localidades

Nesta etapa, pense sobre o que faz sentido baseado no seu perfil de clientes:

De onde virá a maioria das chamadas? Para onde serão encaminhadas? Após responder estas perguntas, gere tráfego de teste dos países ou locais apropriados. Por que realizar esta etapa? Há alguns motivos.

Primeiro, você não quer pagar tarifas altas. Isto pode ocorrer, por exemplo, quando você está lidando com um grande volume de chamadas originárias dos EUA e são entregues em um país diferente.

Segundo, você deve testar de forma mais realista possível para assegurar que a qualidade da experiência do usuário é transparente e acurada. Certifique-se de que seu provedor tenha pontos de presença (POPs) mundialmente para gerar o volume de tráfego necessário, e também localmente para fornecer uma excelente visão da experiência do usuário.

Sucesso!

Cada uma dessas três dicas deve ser cuidadosamente considerada para você traçar seu plano de execução de testes em seu Contact Center.

Você tem outras considerações sobre testes de pré-implantação que gostaria de acrescentar nesta lista? Informe-me através dos comentários abaixo.

Para mais informações sobre testes fim a fim, leia Going End-to-End: Measuring the True Experience of the Contact Center Agent ou leia sobre economias de custo em  The ROI of Testing and Monitoring.

Escrito por Tim Moynihan – Tim on Twitter | Posts by Tim
Tim é o VP de Marketing da Empirix e tem atuado no bloco tecnologia. Ao longo dos anos ele tem proporcionado direção de desenvolvimento de produtos e comentários sobre soluções de comunicação de voz. Possui experiência na área empresarial com ênfase na qualidade da rede.

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