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quarta-feira, maio 18, 2011

Conheça VoIP como serviço


VolP como serviço
A terceirização da comunicação IP via provedores de serviços pode ser uma alternativa interessante para algumas empresas. Nesse caso, a responsabilidade operacional do sistema fica por conta do prestador de serviços. Normalmente, o serviço é fornecido via um contrato de utilização, adaptado conforme as necessidades de cada cliente, e o provedor faz todo o gerenciamento do sistema. "Uma das vantagens é que o cliente tem acesso garantido às últimas atualizações de hardware e software, sem ter de desembolsar investimentos adicionais", comenta Vanderlei Veiga, diretor da T-Mais, operadora de telefonia VoIP desde 2004. Segundo ele, a redução de custos na conta telefônica e de Teo - custo total de propriedade ainda é o principal motivo para as empresas escolherem os serviços via VoIP. "Dependendo do plano contratado, a redução dos custos de telefonia chega a ser de 40% em ligações nacionais e 80% nas chamadas internacionais".

Mas não é simples estimar se uma solução terceirizada oferece realmente o melhor custo/beneficio. Para o gerente de produtos da GVT, Alexandre Montesdioca, é importante fazer uma análise que inclua na conta a aquisição de equipamentos, mão de obra, reposição, infraestrutura de conectividade e atualização de software. "Os PABXs IP têm um valor elevado para a aquisição e complexidade para a implantação. Também é preciso ter cuidado com os custos de compra que costumam aparecer sem estarem mapeados".

Os serviços disponíveis no mercado incluem desde pacotes básicos de minutagern, que oferecem ao usuário um número fixo interconectado pela operadora para receber e enviar chamadas, até serviços de comunicação avançadas, como o PABX virtual, onde o sistema de telefonia é hospedado no data center do provedor de serviços. "Esse tipo de solução agrega uma série de recursos, como transferência de charnadas, voice e-mail, fax, URA e regra de encaminhamento de chamadas", diz Daniel Duarte, presidente da operadora Tellfree.

Uma outra ferramenta é o dique e fale, um sistema de relacionamento via web, que permite ao usuário fazer chamadas gratuitas pelo computador. "É uma solução de relacionamento de marketing, que pode ser utilizada também na assinatura de e-mails", diz o presidente da Tesa, Roberto Miranda.

Por Simone Rodrigues
Publicada na Revista RTI - Redes Telecom e Instações na edição de Abriil de 2011

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