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segunda-feira, abril 22, 2013

Dia do Planeta Terra - Dicas para Economizar com o Telefone

As contas estão apertadas? Aprenda algumas dicas para economizar com o telefone.

Quando as contas começam a apertar, é normal que as famílias repensem seus gastos e descubram maneiras de economizar. Para isso, vale tentar diminuir o consumo, cortar mordomias, como idas a restaurantes e a assinatura da TV a cabo, e fazer com que as contas baixem.

Em muitos lares - sobretudo nos em que existem muitas pessoas ou nos que têm crianças, adolescentes e idosos, que passam mais tempo em casa, a fatura telefônica é uma grande vilã e ocupa uma parte razoável do orçamento.

DICAS PARA ECONOMIZAR

• Em primeiro lugar, use o telefone apenas quando necessário. Ficar batendo papo apenas para passar o tempo pode pesar muito no seu bolso no final do mês;

• Além disso, procure realizar ligações nos horários reduzidos (de segunda a sexta-feira, das 0h às 6h, de sábado e domingo, após as 14h, e feriados, o dia todo), já que, independentemente do tempo que você fala, só paga uma tarifa;

• No caso dos interurbanos, vale pesquisar com as operadoras o melhor preço e verificar se a adesão a algum plano pode trazer economia. Optar pelos horários reduzidos também ajuda bastante;

• As chamadas para celulares devem ser evitadas ao máximo, já que custam bem mais do que as outras. Por isso, pense bem antes de fazê-las, analisando se não vale a pena tentar falar com a pessoa em outro momento, no telefone fixo, ou mesmo deixar um recado na secretária eletrônica;

• Outra dica interessante é comprar os celulares dos membros da família da mesma operadora e aproveitar as promoções que oferecem ligações gratuitas ou bem mais baratas entre números da mesma empresa. Assim, não será preciso usar o telefone fixo;

• As crianças, adolescentes, idosos e funcionários domésticos também devem ser orientados sobre a utilização do telefone, uma vez que são as pessoas que mais ficam em casa e podem comprometer seriamente a economia;

• Pense muito bem antes de aceitar aquele "super" pacote de serviços oferecido pela operadora (identificador de chamadas, transferência de chamadas etc.), já que, em boa parte dos casos, eles não serão utilizados e pesarão bastante na conta. Contrate os que realmente forem necessários e pechinche antes de fechar negócio;

• Se a conexão da internet for discada, e não por banda larga, é preciso respeitar ainda mais a dica dos horários reduzidos. Isso porque a chance de perder a noção do tempo na rede é bem maior do que em uma ligação comum.

ECONOMIZE COM VOIP

• Fale de um PC para outro: instale um softphone, como o Skype ou Google Talk, ou até mesmo um programa de mensagens instantâneas nos micros da rede. Depois, basta conectar um fone de ouvido com microfone na placa de som. Pronto: já é possível falar pelo micro com outro usuário da mesma aplicação sem gastar nada.

• Do analógico para o digital: os telefones comuns, chamados analógicos, também podem usar o VoIP.  Será necessário acrescentar um equipamento chamado gateway VoIP, dependendo do número de portas de voz disponíveis – cada telefone analógico precisa de uma porta no gateway - para transformar a voz proveniente dos telefones analógicos em sinal digital. A partir daí, a comunicação segue pela web para uma filial, para um provedor de serviços de VoIP ou para um usuário conectado à internet.

Para acessar a rede VoIP, o usuário acrescenta um código pré-definido ao número a ser chamado. Um software no PABX identifica que esta é uma chamada para VoIP e direciona a ligação para o gateway. Se a ligação for via internet, mas não houver porta disponível nesse dispositivo (o chamado transbordo) ou a chamada for para um número convencional, o PABX direciona a ligação para a rede pública da companhia telefônica.


O funil da banda larga

A voz só pode trafegar na rede IP após sua digitalização, o que é  realizado pelo gateway IP ou pelo micro. Ela é então transformada em pequenos pacotes de informação, em um processo similar ao que é feito com os demais dados na rede.

Mas, diferentemente dos pacotes de dados (de um e-mail, por exemplo), os que contêm voz precisam receber um tratamento diferenciado e serem priorizados durante o transporte. Isso ocorre porque a voz não pode sofrer atrasos (delay) na entrega no destino.

Se um e-mail demorar alguns segundos para ser entregue não fará diferença, mas numa conversa telefônica acarretaria pequenas interrupções (voz cortada), prejudiciais ao diálogo e inaceitáveis no uso comercial do serviço.

Por essa razão, o roteador/modem ADSL que se conecta ao provedor do serviço de banda larga deve oferecer o mínimo de banda necessário para que a comunicação por voz tenha uma qualidade de serviço (QoS) aceitável.

Verifique se o roteador tem essa função – os equipamentos mais novos permitem fazer isso com facilidade, por meio de configurações de software. Dessa forma, mesmo que o tráfego de dados seja alto, não haverá degradação no serviço de voz.

O papel do provedor de VoIP

Se é possível usar um micro para conversar pela web sem pagar nada, por que, então, contratar provedor de serviços de voz no protocolo IP? A primeira parte da pergunta é válida se a pessoa para quem você esta ligando também possui a mesma infra-estrutura, ou seja, um PC com software compatível, além de um fone de ouvido e microfone.

Mas não se pode esperar que o ciente disponha dessa infra-estrutura ou obrigá-lo a ficar na frente do micro para que possa falar com sua empresa. Além disso, como falar com um cliente que só tem telefone fixo ou celular, na mesma cidade que a empresa ou até mesmo em outro país?

O papel dos provedores de VoIP é justamente oferecer solução para este problema. Estas empresas contratam das companhias de telefonia fixa, móvel e de longa distância grandes quantidade de minutos, pelos quais pagam um preço bem menor do que seria cobrado de você.

Há diversas combinações possíveis do serviço, que podem envolver pacotes de minutos (independente do destino final da chamada) ou pagamento pelo uso, que chega a ser até 80% mais barato do que uma chamada convencional. Para ligações entre filiais, em geral não há cobrança.

A operação é simples: para acessar o serviço, as chamadas devem ser precedidas por código de identificação. O gateway encaminha a ligação para o provedor VoIP, pela internet, o qual é responsável por direcionar a chamada para o destino final, qualquer que seja ele.

Um cliente ou fornecedor que tenha um computar com acesso à internet em banda larga, software compatível, fone de ouvido e microfone pode usar o VoIP para falar com sua empresa sem custos adicionais.

Fale e não gaste nada: esta configuração é, sem dúvida alguma, a situação ideal. Caso a empresa possua filiais e uma rede privada virtual (VPN) conectando as instalações, um gateway VoIP ligado ao PABX vai permitir que as diversas localidades – estejam onde estiver, falem entre si sem gasto algum.

VoIP não é telefonia IP

É comum confundir as duas coisas. VoIP é, essencialmente, comunicação de voz usando o protocolo de internet. Já a telefonia IP utiliza a tecnologia de VoIP mas agrega funcionalidades a mais, como mobilidade, segurança, acesso a diretório, entre outras.

Fontes de pesquisa: http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal89/utilidade_telefone.aspx
Texto: : http://br.pfinance.yahoo.com); 
http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/03/01/idgnoticia.2007-03-01.4648507113/

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