"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, março 22, 2012

O Brasil e o crescimento da Banda Larga

Acredito que todos tem acompanhado o broadcast de informações que tem chegado as redes de comunicação sobre o aumento de acessos a banda larga no Brasil. É de fato motivo de expectativa, que serviços como o de banda 3G, e até mesmo 4G aumentem em quantidade e qualidade por nosso país, chegando a áreas isoladas com qualidade de sinal, aumento a velocidade principalmente em grandes centros urbanos.

Primariamente, destaco que tais investimentos são de suma importância, principalmente devido aos próximos eventos que receberemos. O mais próximo e importante talvez seja a Copa do Mundo (claro que o principal teste de eficiência para tal será o fim do mundo deste ano. Se sobrevivermos a esse evento de escala mundial, com certeza nos daremos bem na Copa) e como já dissemos outras vezes, Europeus acostumados com um tipo de serviço completamente diferente em seus países também estarão aqui, querendo o conforto de algo pelo menos parecido.

Não sou exímio crítico, mas sei que por default nosso país passa e passará por vários problemas de organização do evento (salvo mais uma vez, o fim do mundo deste ano, excelentemente organizado). Esquecendo um pouco da corrupção, temos de lembrar que o Brasil é um dos cinco maiores países do mundo, e passamos por uma crise financeira. A Espanha e Grécia que o digam. Mas ao menos em teoria, controlar massas populacionais menores é mais fácil do que controlar massas maiores. Na verdade o Brasil é um país com muita diversidade cultural, ecológica e até mesmo tecnológica. Organizar tudo isso não é fácil.

Independentemente da facilidade de organizar eventos em um país como o nosso, o que todos esperamos é que todos os investimentos, por maiores que sejam, resultem em grande inclusão digital. Por mais que muitos critiquem dizendo que não deveriam estar se gastando milhões em estádios e sim em hospitais, o que esperamos é que esses milhões investidos se tornem bilhões e bilhões, que poderão melhorar ainda mais a qualidade de vida, tornando a inclusão digital, termo que me atrevo a repetir, uma realidade para um povo, como outrora chamado por Zé Ramalho, "de bem que vive mal". E viva a tecnologia!

Contribuído por Filipe Mello de Souza, Web Developer na Taitell Telecom

2 comentários:

Paulo Jaber disse...

Só o tempo dirá quem está realmente certo e quem sobreviverá. Este tempo está chegando rapidamente.

Anônimo disse...

O crescimento da banda larga é uma realidade. Permitirá que as pessoas tenham acesso mais rápido à informação. O problema é que na internet - como em qualquer outra midia - nem toda a informação é confiável. Quando tivermos a banda larga disponível a todos, vamos precisar também ter que educar o povo "sobre o que fazer" com a informação e como selecioná-la. É provável que teremos internautas analfabetos.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting