"Trabalhando por e para você"

quarta-feira, agosto 17, 2011

Governo prioriza o uso de telefonia IP na administração pública


O governo vai incentivar os órgãos da administração pública a adotarem o sistema de voz sobre IP (VoIP) a partir das contratações de centrais telefônicas. A Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento prepara um termo de referência a esses futuros contratos, com claro objetivo de reduzir os gastos com telefonia.

"Já temos 38 órgãos utilizando IP e a idéia é expandir muito as conexões de telefonia utilizando a Infovia. Até aqui a economia é de R$ 20 milhões por ano e à medida que ampliarmos isso para outros órgãos e para fora de Brasília isso tende a aumentar", diz o diretor do departamento de serviços de rede da SLTI, Cristiano Heckert.

Pelo menos os órgãos públicos federais localizados nas capitais do país devem também passa a contar com o serviço de telefonia por IP, nos moldes do que já acontece em Brasília através da Infovia administrada pelo Serpro - as chamadas entre órgãos conectados, por exemplo, já são feitas com custo zero.

A massificação desse sistema na administração pública, no entanto, será gradativa. O próprio documento em elaboração pela SLTI - que está em consulta pública até o próximo dia 14 - prevê a adoção de centrais telefônicas híbridas nos órgãos, ou seja, que contemplem telefonia analógica, digital e IP.

Como foi discutido em audiência pública nesta segunda-feira, 10/1, o uso da central híbrida é um reconhecimento de que ainda há órgãos com sistema telefônico antigo e que, portanto, é mais difícil substituir totalmente os sistemas atuais de uma única vez. Mas a tendência, segundo a SLTI, é que no futuro todas as ligações sejam via IP.

Como já existem 144 pontos da administração pública federal conectados à Infovia em Brasília, embora apenas 38 também utilizem essa rede para chamadas IP, a perspectiva é de que esses sejam os primeiros órgãos a aderirem ao uso da internet como ferramenta para a telefonia.

FONTE: PE-ET

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting