"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, maio 03, 2012

O que é Firewall?

A palavra Firewall (Parede de Fogo em português) é a denominação para um sistema de segurança desenvolvido com o intuito de controlar o tráfego e acesso de informações entre um computador ou rede com a internet. Cada firewall conta com uma configuração diferente, de acordo com o sistema, a aplicação e o conjunto de regras utilizado.

Como ele funciona?

Basicamente um firewall trabalha analisando a troca de informações entre computadores e de acordo com regras pré-estabelecidas autoriza acesso total, parcial ou simplesmente bloqueia a comunicação. Para realizar tal controle o firewall utiliza dois conceitos básicos: A filtragem de pacotes e o controle de aplicações.

- Filtragem de Pacotes: Muito utilizada em redes de pequeno e médio porte, a filtragem de pacotes determina quais endereços IP podem estabelecer comunicação para transmitir e/ou receber dados, além de liberar ou não acesso a serviços como email, mensageiros instantâneos como MSN e hoje em dia as redes sociais (Facebook, Orkut, Google +, etc.).

Se for bem configurado, um firewall trabalhando com filtragem de pacotes é capaz de analisar informações sobre a conexão e o conteúdo presente na transferência de dados.

- Controle de Aplicação: É instalado em um servidor e são mais conhecidos como Proxy. Todo tráfego obrigatoriamente passa pelo firewall que atua como intermediário entre os computadores e a internet. É muito seguro, pois toda aplicação para funcionar e trocar informações precisa do Proxy além de enquadrar-se nas regras estabelecidas.

Firewall é sinônimo de segurança?

Assim como toda solução em segurança para internet (antivírus, anti-malwares, entre outros), o firewall está sujeito a vulnerabilidades e não garante 100% de proteção, mas dificulta e muito a ação de pessoas mal intencionadas e programas maliciosos. Existem opções gratuitas e que funcionam muito bem, e pagas com mais configurações e que exigem maior conhecimento na área. Espero que tenham gostado.

FONTE: Me ajuda!

Contribuído por Filipe Mello de Souza, Web Developer na Taitell Telecom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting