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quarta-feira, agosto 03, 2011

Plataforma de Gerenciamento Unificada reúne Voz, Vídeo e Dados para Redes Fixas e Móveis

Investimento no monitoramento proativo de redes de próxima geração (VoIP/NGN/IMS) garante aumento da base clientes e redução do Churn através do acompanhamento 24x7 do comportamento de rede e da qualidade de serviço ofertado.

Aumento da demanda por serviços integrados

Atualmente as redes NGN vêm sendo o caminho mais adotado até então pelas Operadoras e prestadores de serviço para prover serviços sobre a rede IP (Protocol Internet). Com o crescente número de usuários que passaram a utilizar a Internet, aumentou a demanda por um serviço com alta mobilidade, capaz de integrar telefonia fixa, móvel, internet e multimídia – e neste contexto temos o IMS (IP Multimedia Subsystem).

Hoje vemos uma gama complexa de serviços web, aplicações, conteúdo interativo e telefonia, além da adoção de diversos meio de acesso, tais como Gigabit Ethernet, SDH/ATM , ADSL, Wimax, GSM, entre outros.

Desafio das empresas: manter a qualidade do serviço e a satisfação do cliente

Em meio a este novo cenário a exigência na melhoria de entrega de serviços também aumentou, exigindo esforços das Operadoras e prestadores de serviços a fim de reter seus clientes e reduzir o Churn, um tema recorrente e preocupante que significa abandono do serviço pelo cliente.

Segundo redação na ComputerWorld (05 de julho de 2011 – 14h20), 1,3 milhões de brasileiros trocaram de Operadora no segundo trimestre de 2011, o que revela o descontentamento  dos consumidores em relação às suas prestadoras de serviço de telecomunicações.

Como consequência, elevou-se a exigência no cumprimento dos acordos de níveis de serviço (SLA – Service Level Agreements), contrato entre fornecedor e usuário que detalha o que o usuário espera do fornecedor e que gera penalidade no em caso de não cumprimento dos termos do contrato.

Observando isto, as organizações estão se conscientizando da necessidade de uma gerência proativa de redes, a fim de garantir a qualidade de serviço ofertado detectando os problemas quando eles ocorram, ou mesmo antes de ocorrerem.

Solução para as empresas: plataforma de gerência unificada

Sem o auxilio de instrumentação adequada, muito provavelmente, as organizações não poderão oferecer uma boa qualidade de serviço.

Para este atual cenário de serviços unificados, torna-se necessária uma plataforma de gerência unificada, sob a qual podemos ter diversas aplicações inclusas, que permite uma análise, desde o nível mais baixo, para obter um raio-x do tráfego que percorre a rede, até a geração de relatórios estatísticos e análises sofisticadas, onde é possível gerenciar as informações e tendências da rede para decisões acertadas.

Para este ambiente surge o IPXPlorer, uma plataforma unificada para garantia de qualidade de rede, que possibilita ainda o monitoramento proativo 24x7 através da geração de alarmes para diferentes tipos de eventos e armazenamento de informações para análise de comportamento da rede, além de suportar os diferentes meio de acesso.

Para finalizar, no contexto de cumprimento dos termos de contrato entre cliente e fornecedor, indicadores de performance (KPI- Key of Performance) tornam-se primordiais para verificar o cumprimentos dos SLAs, além da medida de disponibilidade dos serviços de rede (tempo em que a rede fica inoperante), tempos de resposta para pedidos de clientes  e medida da quantidades de dados emitidos (vazão).
Plataforma de fabricação da empresa americana Empirix, líder e pioneira no seguimento de Service Quality Assurance.

No Brasil a distribuição é feita pela Taitell Telecom. Maiores informações através do telefone (11) 5687-6988 ou pelo Ligue Grátis para a Taitell.


Contribuído por Simara Moreira, Engenheira de Pré-Vendas Taitell Telecom


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Simara, ótimo artigo sobre a ferramenta da Empirix. Realmente nos dias atuais, as empresas precisam de soluções como essa ferramenta oferecida pela Taitell, que seja eficaz para identificação de problemas e indicar o caminho certo para solução.

Wagner Santos - Pré Sales Engineer

Anônimo disse...

Me impressiona a tecnologia.

Simara Moreira - Engenheira de Pré-Vendas disse...

Obrigada Wagner,
Esta é uma ferramenta que as todas as Operadoras e Prestadores de serviço necessitam em sua rede para Garantir a Qualidade de Serviço ofertado a seus clientes. Cada dia, aumenta mais a concorrência e a demanda por serviços. Com certeza saíra na frente aqueles que adquirirem a confiança de seus clientes. Esta é a ferramente ideal.

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