"Trabalhando por e para você"

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Numeração de celular com 9 dígitos

É verdade, amigos, virou realidade para o mercado de telefonia móvel no Brasil. Uma mudança que cedo ou tarde chegaria para nós. Em países da Europa os celulares já possuem há algum tempo 9 dígitos, quem conhece alguém que mora lá, já se deparou com essa numeração diferente.

A modificação, ao contrário da portabilidade, começará pelo código (11) que é o maior mercado de telefonia móvel no país e principal razão hoje para inclusão do nono digito.

Confira abaixo matéria divulgada no Portal IP News a respeito do assunto.

O Conselho Diretor da Anatel decidiu na última quinta-feira (09) aumentar um dígito nos números de telefones móveis na área de código nacional 11 (São Paulo), de forma a resolver o problema de escassez de recursos de numeração nessa área. Existem atualmente nesta área cerca de 27 milhões de números ocupados.

Ao analisar as alternativas existentes - a adoção de um novo código nacional (CN10) sobreposto ao CN11 -, o Conselho considerou os pontos favoráveis e as dificuldades de implementação das duas alternativas e optou pela segunda.

Com esta decisão, no prazo de 24 meses, as prestadoras deverão implementar a possibilidade de discagem de um novo dígito à esquerda nos números de todos os telefones celulares da área 11.

Segundo a Agência, a principal razão para adoção desta alternativa está relacionada à preservação da padronização da forma de discagem utilizada pelos usuários para a realização de chamadas locais e de longa distância. Essa foi uma das principais preocupações apresentadas pelo segmento de representação dos usuários, quando da Consulta Pública e das duas Audiências Públicas realizadas pela Anatel.

Para assegurar a disponibilidade de recursos de numeração até a implantação do nono dígito, a Anatel decidiu adotar medidas complementares que foram sugeridas e discutidas no processo de Consulta Pública, dentre elas: a utilização de série especifica de numeração para os modems 3G e outros dispositivos que não façam comunicação de voz e a identificação de outras séries de numeração que possam ser utilizadas no SMP.

Voltando a comentar, vemos uma alternativa interessante no último parágrafo deste artigo. Os chips ativados para os modems 3G passarão a ter outra série, desta forma não conflitarão – como acontece hoje – com os números para planos de voz e voz+dados. Com essa série diferenciada para os casos de ativações “somente dados” não vão ocupar registros nas bases das operadoras.


Colaboração do Consultor Comercial Edísio Caribé

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting