"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, julho 22, 2010

Conheça o padrão brasileiro de plugues e tomadas que chegou pra ficar

Padrão é sinônimo de segurança

Atualmente, vários modelos de plugues e tomadas estão em uso no Brasil, podendo causar situações de riscos de choques elétricos, sobrecarga nas instalações e desperdício de energia.

Devido à inexistência de um padrão único mundial de plugues e tomadas, cada país elaborou seu próprio padrão. Por esse motivo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT desenvolveu uma norma que define um padrão de tomadas para o Brasil conectável com 80% dos aparelhos elétricos em uso no país.

Quais são as mudanças?

A tomada PADRÃO BRASILEIRO (com 3 contatos) é compatível com os plugues de 2 pinos que se encontram atualmente no mercado. É importante ressaltar que não haverá uma grande mudança, já que a maioria dos aparelhos eletro-eletrônicos fabricados no Brasil nos últimos anos são comercializados com plugues de 2 pinos. Estamos falando de aproximadamente 80% do mercado.

Somente para os outros 20% dos aparelhos, que precisam de aterramento, o consumidor terá que trocar a tomada ou será necessária a utilização de adaptadores. Embora o ideal seja a troca da tomada para maior segurança, o INMETRO elaborou também um Regulamento de Avaliação da Conformidade para adaptadores, que torna obrigatória a certificação desses produtos.

Vale ressaltar que continuarão existindo plugues de 2 pinos em aparelhos que não necessitam da proteção terra. Por outro lado, sempre que comprarmos um aparelho que possui um plugue de 3 pinos, há necessidade de trocar a tomada para o tipo com 3 contatos. Essa prática já é uma realidade para o consumidor, independente da padronização brasileira. No entanto, quando for necessária a instalação de tomadas de 3 contatos, é imprescindível efetuar o aterramento da rede elétrica na residência, pois sem o condutor de aterramento conectado à tomada, não haverá a devida proteção.

Mais segurança e benefícios

1 – Um rebaixo de segurança impede que os pinos sejam tocados acidentalmente quando da inserção do plugue.
2 – Mesmo durante sua retirada, o contato com os pinos energizados fica impossibilitado.
3- E, quando esse contato já for possível, os pinos não mais se encontrarão energizados.


Segurança contra choque elétrico

Com o formato PADRÃO BRASILEIRO, o encaixe do plugue na tomada é mais eficiente por oferecer superior estabilidade funcional dos contatos, apresentar resistência muito menos à condução de corrente e maior resistência mecânica aos esforços de uso normal, eliminando aqueles encaixes indesejáveis.


Além disso, ajuda a combater o desperdício de energia q evita que os consumidores, principalmente as crianças, tomem choques elétricos, já que o encaixe, com o formato PADRÃO BRASILEIRO, o contato acidental com os dedos na parte energizada não é possível.

Proteção contra sobrecarga

Para minimizar o risco de sobrecarga e curtos-circuitos que podem ocasionar incêndio, o PADRÃO BRASILEIRO assegura que plugues de 20A (amperes) não se encaixam nas tomadas de 10A.

Quando e o que é necessário trocar

A partir de 01/01/2009, os fabricantes e importadores de plugues, tomadas e adaptadores devem abastecer o mercado de distribuição somente com produtos de acordo com o PADRÃO BRASILEIRO.

Mas, para o consumidor final, a maior mudança ocorrerá a partir de 2010, quando aparelhos tais como geladeira, máquina de lavar roupa, forno de microondas, bens de informática, etc., que necessitarem do condutor-terra, deverão ser adequados para atender ao PADRÃO BRASILEIRO com plugues de 3 pinos.

Neste processo de transição, o consumidor tem duas escolhas a fazer: trocar a sua tomada ou optar pelo uso de adaptadores certificados pelo INMETRO.

Qual a função do terceiro pólo e do fio terra?

A instalação do fio terra na tomada de 3 pólos tem por objetivo a proteção usuário contra choques elétricos acidentais no uso de aparelhos elétricos e eletrônicos. Para sua segurança, instale e tomada PADRÃO BRASILEIRO e o fio terra.

Linha do tempo segundo as mudanças promovidas pela Lei

Em julho de 1998
é publicada a NBR14136, que estabelece novos critérios de segurança, diminuindo riscos com choque elétrico, impedindo contato acidental com os pinos do plugue quando energizados.

Em 2002, a NBR 14136 foi revisada
e reduziu a oferta de 14 tipos de tomadas e 12 tipos de plugues para apenas 2 tipos (de 10A e 20A), definindo o contato terra como obrigatório nas tomadas fixas.

Em setembro de 2004
foi revisada a norma de instalações elétricas de baixa tensão – NBR 5410, estabelecendo a necessidade do uso do 3º. pino de aterramento para os plugues e do contato terra nas tomadas do mercado. Isso permitiu atender a demanda de aparelhos que necessitam de aterramento.

Desde 2006,
o aterramento tornou-se obrigatório para as novas edificações nas instalações elétricas (lei 11337 de 26 de julho de 2006).

Nesse mesmo ano
o Governo, através do INMETRO, estabeleceu prazos limites para a indústria de plugues e tomadas, fabricantes de equipamentos eletro-eletrônicos e de eletrodomésticos para adaptar os seus processos produtivos à nova lei como PADRÃO BRASILEIRO.


Fonte: fotos, site e folheto de divulgação do Inmetro


Contribuição: Claudia, Marketing Taitell Telecom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting