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quarta-feira, julho 28, 2010

Qualidade de Serviço (QoS)


A importância da Qualidade de Serviço (QoS) no VoIP 

O transporte de voz por comutação de pacotes deve levar em consideração que esse tipo de serviço precisa ser capaz de fornecer um nível de qualidade muito semelhante aos serviços de voz tradicionais baseados em comutação de circuitos e/ou multiplexação por divisão de tempo, sob pena de causar uma grande insatisfação nos usuários, já acostumados a essas tecnologias.
Por este motivo, qualquer tecnologia que vise prover serviços de voz numa rede de pacotes beneficia-se enormemente de mecanismos que garantam ou, pelo menos, aproximem essa qualidade. O conceito de Qualidade de Serviço (Quality of Service - QoS) refere-se à capacidade da rede em prover o melhor serviço para determinados tipos de tráfego sobre as mais diversas tecnologias, inclusive Frame Relay, ATM, Ethernet, SONET, e redes IP que usem algumas ou todas essas tecnologias.

Seu principal objetivo é prover prioridade e, inclusive, o controle de banda dedicada, jitter e tempo de latência (necessários a alguns tipos de tráfego interativos e em tempo-real). A qualidade de serviços de voz sobre IP (ou qualquer outro tipo de protocolo de transmissão de dados) é muito afetada por problemas como delay (tempo que o sinal de voz leva para ser digitalizado, serializado, transmitido e recuperado na outra ponta), jitter (variações de delay) e perdas de pacotes. Portanto, numa situação ideal, algum tipo de QoS precisaria ser implementado nas infra-estruturas de rede que irão suportar um serviço de VoIP. 

Existem várias técnicas para implementação de QoS, principalmente se tratando de LAN’s, onde todos os equipamentos pertencem a uma mesma empresa e sobre os quais se tem total controle. Neste caso podem ser adquiridos comutadores (switches) que implementem várias dessas técnicas simultaneamente. Detalhes adicionais podem ser encontrados em [CISCO-QoS-02].

Para a implementação de VoIP em redes de longa distância (Wide Area Networks – WAN’s) duas abordagens de QoS podem ser adotadas: Serviços Diferenciados (DiffServ) e Serviços Integrados (IntServ). Ambas são abordagens definidas pelo IETF.

A abordagem IntServ procura garantir qualidade de serviço fim-a-fim, isto é, negociando e reservando recursos exclusivos para tráfego priorizado (ex: largura de banda) por toda a rota entre transmissor e receptor. Baseia-se no protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol), e necessita que todos os roteadores nessa rota implementem esse protocolo [POP00]. A abordagem DiffServ baseia-se na marcação de bits TOS (Type of Service) no cabeçalho do pacote IP para atribuição de diferentes níveis de prioridade para os pacotes [CSCMU01].  

Nas WAN’s privadas as empresas têm a opção de adquirirem e instalarem roteadores que implementam DiffServ e/ou IntServ e, dessa forma, garantir efetivamente uma excelente qualidade para seus serviços VoIP. Infelizmente, na Internet não se tem a garantia de que todos os roteadores implementam RSVP ou tomam decisões de encaminhamento de pacotes baseadas na análise dos bits TOS (embora esses bits sejam obrigatórios em todo pacote IP, a [RFC2474] ainda é apenas uma recomendação, e não uma norma). 

Na prática, quando uma empresa deseja utilizar a Internet como backbone para serviços de VoIP, o máximo que se pode fazer é garantir que os gateways de borda (ou seja, aqueles instalados nos limites entre a Internet pública e as rede privadas da empresa) implementem DiffServ. 

Não obstante o fato de a Internet não prover QoS, o que se observa na prática é a obtenção de excelentes níveis de qualidade na comunicação de voz usando-se VoIP através da Internet. Some-se a isso a enorme redução nos custos de aquisição dos equipamentos necessários para implementação desses serviços, e o que se tem hoje são mais e mais empresas adotando esse tipo de tecnologia.


Fonte: www.teleco.com.br


Contribuição: Wellington Chiachio, Engenharia de Pré-Vendas Taitell Telecom

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